
1- O que é Projeto Sara?
O Projeto Sara consiste em um movimento de oração em que semeamos o amor de Deus através da intercessão em resgate de vidas, a fim de que sejam alcançadas pelas bênçãos do Pai Celeste. SARA é o acróstico de Semeando Amor, Resgatando Almas.
Download do logo do projeto:
- Logotipo do Projeto SARA PDF
- Logotipo do Projeto SARA em Espanhol EPS
- Logotipo do Projeto SARA e COMPARTILHAR em Espanhol
2- História do Projeto Sara.
O Projeto Sara foi implantado pela Fesofap em agosto de 2000. No início, o projeto era totalmente administrado pela Federação das Sociedades Femininas Adventista da Promessa-Fesofap. As mulheres enviavam seus dados pelo correio, e recebiam de volta, a relação de seus filhos de oração, que poderiam ser de qualquer lugar do país. Com o crescimento contínuo do movimento de intercessão, na gestão da Fesofap de 2008-2011, a coordenação do projeto passou para a responsabilidade das Regionais das Sociedades Femininas Adventista da Promessa-Resofaps e, na gestão 2012-2015, às Sofaps (Sociedade Feminina Adventista da Promessa – igrejas locais), visto que as igrejas cresceram, os filhos aumentaram, as necessidades são urgentes, e o acompanhamento nas igrejas locais dos “filhos” pelas “mães” ficou mais viável, estreitando os relacionamentos e proporcionando um efetivo discipulado. Percebeu-se também que facilita a distribuição dos filhos entre as mães de oração, o compartilhamento dos testemunhos, o controle de adesão de novas mães e novos filhos e a renovação do Projeto Sara entre as intercessoras.
3- Como funciona o Projeto Sara atualmente.
Cada igreja deverá contar com uma agente do Projeto Sara que é a facilitadora, juntamente com a liderança feminina da Sofap, dentro da igreja local, de todo esse movimento de oração. A Resofap continua incentivando as Sofap’s a aderirem ao Projeto, acompanhando o seu desenvolvimento e media as informações entre a Sofap e Fesofap. As Resofaps coordenam o projeto em suas regionais e a Fesofap em todo o Brasil e países que aderiram ao projeto. A Fesofap disponibiliza através do site www.fesofap.portaliap.org ou da fanpage Fesofap, materiais de orientação, notícias sobre o projeto e artigos de interesse das mães e filhos de oração, sempre apoiando e viabilizando esse belo projeto.
4- Propósito do Projeto Sara.
Incentivar as mulheres cristãs a manterem um compromisso de oração diária pelos filhos, seus e os adotados em oração.
5- Exemplos de Objetivos.
Conversão dos filhos a Cristo; libertação de vícios e desvios morais; santificação; despertamento missionário dos jovens; formação de famílias cristãs; compromisso com o reino; cura das enfermidades; famílias restauradas e felizes; para que o Senhor dê sabedoria e discernimento; caráter cristão; sejam discípulos de Jesus Cristo.
6- Quem pode ser Agente Sara.
Sugerimos que seja uma mulher intercessora, comprometida com Cristo e a igreja, que utilize as tecnologias disponíveis para comunicação, por exemplo, WhatsApp e e-mail. Suas responsabilidades serão: distribuir os folhetos entre as intercessoras, sortear quem intercederá por quem, divulgar para cada mãe de oração quem são seus “filhos de oração” conforme o sorteio realizado, incentivar a oração, encorajar momentos de oração em conjunto, incluir/excluir novas intercessoras e filhos de oração, colher os testemunhos, transmitir para a Sofap local as informações sobre o projeto, a fim de a Diretoria da Sofap as repasse para a Resofap da sua Convenção Regional. Por exemplo: a quantidade de mães e de filhos, testemunhos, realização de encontros de oração, fotos.
7-Quem pode ser uma mãe de oração.
Toda mulher cristã que se dispuser a orar diariamente pelos filhos de outra mãe. Ao se tornar mãe de oração, deve preencher a ficha com seus dados pessoais e indicar filhos para que outra mulher cristã ore por eles. O compromisso assumido é de clamar ao Senhor Jesus Cristo todos os dias por seus filhos. O tempo e o rodízio podem ser definidos pela igreja local, todavia devem estar constantemente em oração uns pelos outros.
8- Sugestão para implantação na igreja.
1º Passo: Solicite ao responsável pela igreja local (pastor, missionário ou obreiro) que, juntamente com a Diretoria da Sofap, indique uma mulher para assumir a responsabilidade de administrar o Projeto Sara.
2º Passo: A Resofap registra o contato com a Agente Sara (seja por telefone, WhatsApp, facebook, e-mail), para explicar e acompanhar o projeto de oração.
3º Passo: A Agente Sara, em conjunto com a Sofap, prepara o momento de oração com reflexão abordando temas como filhos, oração, intercessão, entre outros. Convida mulheres interessadas em participar do projeto e assumindo compromisso de intercessão. Durante esse momento, a Agente Sara e a Sofap distribuem os folhetos e todas as intercessoras preenchem: nomes dos filhos (biológicos ou não) e propósito de oração. Depois de preenchido, entregam o folheto para a Agente Sara.
4º Passo: Sorteio entre as participantes. Lembrar de registrar quem está orando por quem (planilha modelo).
5º Passo: Distribuição dos cartões com os nomes dos filhos de oração.
9- Outras sugestões.
- Fazer relógio de oração.
- Oração de Pôr do sol.
- Grupo de WhatsApp ou outras mídias sociais (facebook) entre as intercessoras.
- Oportunidades para testemunhar.
- Rodízio entre as mães e filhos a cada 4 ou 6 meses.
- Reunir após o culto para oração conjunta.
- Caminhada de Oração.
- Assistir filmes como: Quarto de Guerra e Poema de Salvação.
- Oração coletiva com propósitos específicos.
10- Observação Importante.
Antes de implantar o Projeto Sara na Convenção Regional, converse com o superintende regional e equipe, bem como responsáveis pelos campos pastorais, para ouvir o que eles pensam a respeito e orientações que tenham a fazer. Planejem a implantação e execução do Projeto.
11- Nossa expectativa.
Desejamos que cada Sofap implante o projeto a fim de que efetivamente as “mães” intercedam diariamente pelos “filhos”. Nossa luta não é contra pessoas, mas a favor do reino de Cristo, da salvação de almas e da vitória da Igreja de Cristo.
Unidas formaremos um verdadeiro exército intercessor. Se a palavra de Deus afirma que a oração de um justo pode muito em seus efeitos, o que não acontecerá se nos unirmos neste propósito?
Cremos que poderemos contemplar o alcance dos objetivos do Projeto na vida destes que são nosso maior tesouro: nossos filhos!
Semeie oração; colha milagres!
“Minha resposta é ajoelhar-me na presença do Pai (…). Não me canso de pedir que Ele os fortaleça pelo Seu Espírito (…), para que Cristo viva em vocês, filhos (…). Vivam uma vida cheia da plenitude de DEUS!”. (Ef 3:14-19 – Adaptado)
12- Dúvidas e sugestões:
e-mail: contato@fesofap.com.br
Identifique a Mensagem com o título: “PROJETO SARA”