
Muitas pessoas afirmam ter fé em Deus e acreditam que o crer é suficiente para serem denominadas cristãs. Frequentemente vão à igreja, participam dos cultos e programações e assim seguem suas rotinas de tarefas diárias, na certeza de que estes hábitos semanais as tornam seguidoras de Cristo. Vivem em benefício próprio, sem se importarem com a necessidade do outro.
Mas no livro de Tiago 2:17 a palavra de Deus nos instrui: “Assim também a fé, se não se traduzir em obras, é morta em si mesma”. Não basta ter fé em Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo, é necessário que atitudes confirmem sua crença, ou seja, que em ações você expresse o que crê.
Jesus foi um homem que demonstrou sua fé através de atitudes. Nos evangelhos o vemos, com frequência, agindo em favor do pobre, do desprezado, do doente, daquele que a sociedade colocava de lado, porque “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo” (Tiago 1:27).
A fé em obras é simples de ser vivida, basta deixar de olhar exclusivamente para as próprias necessidades e doar um pouco do seu tempo, dos seus dons, dos seus bens, dos seus sentimentos em benefício do outro. O doar-se é abençoador para quem oferta e quem recebe, e uma prática que quanto mais se realiza, mais oportunidades o Senhor coloca em nosso caminho.
Comece hoje a viver um evangelho real, com fé e obras, onde você não precisará dizer que é cristão, mas as suas atitudes testificarão sua crença. Ore a Deus, crendo que oportunidades para entrar em ação surgirão.
“Ó, Senhor, que oportunidade maravilhosa você colocou diante de mim: uma chance de fazer a diferença para você em um mundo desesperadamente ferido. Ajude-me a ver os necessitados que você quer que eu veja, a reagir de maneira que o honre e a abençoar os outros ao servi-los de boa vontade com expressões práticas do seu amor. Ajude-me a ser as mãos e pés de Jesus, e por seu Espírito dê-me a força e a sabedoria necessárias para que eu cumpra seu plano para mim e em minha própria geração. Transforme meu medo em ousadia e modere minha tendência natural de buscar reconhecimento pelas boas coisas que você me permite fazer. Em nome de Jesus eu oro, Amém.” ¹
¹ Lucado, Max. Faça a Vida Valer a Pena. Thomas Nelson Brasil, 2010. p. 23.
Por: Angelita Faria Marques de Oliveira, casada com Fredson Marques de Oliveira e mãe de Rute Faria Marques de Oliveira. Congrega na IAP de Guaianases, em São Paulo. Professora de Educação Infantil.