Exercitando a fé em Deus!

“Pela fé, Moisés recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes iram que ele não era uma criança comum e não temeram o decreto do rei.” Hebreus 11:23 NVI (grifo nosso).

Ao lermos a galeria da fé de Hebreus 11 muitos nomes nos chamam a atenção. Chegando ao versículo 23 encontramos que pela fé Moisés foi escondido por seus pais. Aqui seus nomes não são citados, mas esse versículo faz referência a Anrão e sua esposa Joquebede. A história está registrada em Êxodo 2.

Joquebede engravidou e deu à luz um filho durante o período em que o rei havia dado a sentença de morte aos meninos hebreus recém-nascidos. E, em meio a esse cenário como nos diz o texto inicial, eles não temeram.

Que fé Joquebede teve! Mas hoje vamos aprender que essa fé não era somente de palavras, mas sim de atitudes e ações.

Primeiro ela escondeu o menino (atitude) e quando não pôde mais mantê-lo assim, agiu, pegou um cesto de junco e impermeabilizou. Essa mulher colocou a mão na massa, não ficou apenas se lamentando, chorando ou questionando Deus pelo que estava ocorrendo em sua vida.

Ela engenhosamente preparou um lugar para que seu filho fosse protegido quando estivesse nas águas.

Depois de tudo pronto o menino foi colocado à beira do rio. Naquele momento ela não podia fazer mais nada, mas Deus podia, e fez!

Deus providenciou e conduziu a filha de Faraó até o rio e ali a própria mãe foi contratada para criar o menino.

Que maravilhoso! Deus honrou a fé e as ações de Joquebede. Agora ela poderia cuidar de seu filho sem nenhum perigo.

Se tudo isso já não bastasse, ela ainda tem uma lição final a nos ensinar. Algum tempo depois, quando o menino já estava crescido, Joquebede o leva até a filha do Faraó, e ali naquele momento Moisés é adotado! (Êxodo 2:10).

Ela viu o menino sendo recebido pela princesa, mas Deus com certeza via Moisés libertando o povo. Fé, amor, cuidado e propósito!

Que final querida leitora! Agora, definitivamente ela entrega Moisés! Veja bem, a filha do Faraó não foi buscar o menino, foi Joquebede quem o levou e o entregou.

Será que temos exercitado a nossa fé a ponto de entregarmos tudo nas mãos de Deus?
As nossas atitudes e ações estão evidenciando o exercício da fé?

Será que a nossa história, assim como a de Joquebede, demonstra em quem temos crido?
Que a partir desse exemplo maravilhoso nós possamos exercitar nossa fé, não temendo, mas agindo conforme a orientação do Espírito Santo!

Débora Hilário Pereira, Casada com Dayvison Levy, congrega na Igreja Adventista da Promessa de Osaco-SP