Dica de livro: Quando a dor se torna insuportável

Quando a dor se torna insuportável: Reflexões sobre por que pessoas se suicidam

POR QUÊ? O que leva uma pessoa a atentar contra a própria vida? Não há uma única resposta nem uma resposta simples. Mas há uma busca incessante em identificar os fatores que podem desembocar em tal tragédia e desenvolver elementos preventivos para que o fato não se consuma. É essa a proposta deste livro.

Parte-se de um personagem bíblico, Elias, para entender as possíveis motivações para atentar contra a vida. Aborda-se também a relação entre psicopatologias e o suicídio. Bastante preocupante é o número crescente de suicídios entre ministros e ministras religiosos e a relação disso com modelos de igreja disfuncionais e com o burnout em nome de Deus. Trata-se também do importante jogo disfuncional intrafamiliar que pode resultar em suicídio e de como é possível prevenir o suicídio entre pessoas jovens resgatando o sentido da vida.

Apresenta um estudo sobre a dor que leva ao suicídio na perspectiva pastoral e sobre como podemos cuidar da dor daquelas pessoas que foram impactadas pela perda de uma pessoa próxima causada pelo suicídio.

Urge a necessidade de se falar abertamente sobre o tema suicídio, especialmente em uma sociedade hedonista e uma igreja muitas vezes triunfalista, onde a dor e o sofrimento são facilmente identificados com a ausência de espiritualidade. Que essa compreensão seja mudada e que mais pessoas se tornem sensíveis à dor e ao sofrimento ao seu redor.

Opção para compra: https://www.editorasinodal.com.br/produto/quando-a-dor-se-torna-insuportavel-reflexoes-sobre-por-que-pessoas-se-suicidam/1758336