Cultive seu casamento

Enquanto durar a terra, haverá plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite”. Gn 8.22

Essa foi a promessa feita por Deus a Noé e sua família ao saírem da arca. Deus deixa claro que haverá plantio e colheita enquanto a terra existir. Observe que Deus não impõe nenhuma condição. Muito pelo contrario, Ele ainda oferece frio e calor, verão e inverno, dia e noite. Tudo o que uma planta precisa para germinar e dar frutos. Em outras palavras ele está dizendo: cultivem!

Cultivar é uma arte que exige muita responsabilidade, cuidados, atenção e virtudes. Requer superação de vários tipos de intempéries, como climáticas e incertezas na colheita; cuidado com adubação, manuseio de sementes… Tudo isso porque quem planta sempre tem a ambição de colher.

O escritor escocês Robert Louis Stevenson disse: Não julgue cada dia pela colheita que você colhe, mas pelas sementes que você planta.

Assim, também acontece com a vida a dois. É preciso olhar o casamento como um solo fértil onde cada semente semeada terá tudo o que precisa para germinar crescer e dar frutos. A responsabilidade de cada cônjuge é somente cultivar, cuidar e colher. O germinar é de Deus.

Cada semente que você prometeu que seria plantada no casamento, a saber: prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe; e, para os mais radicais, acrescenta-se, não quebrarei o meu concerto, não alterarei o que saiu dos meus lábios […], SAIBA que, elas germinam e dão bons frutos; então, por que não cultivá-las? É uma pena que, em muitos matrimônios, essas sementes estejam em gavetas, mofando.

Em uma época onde [os solos] as relações podem desgastar-se e, assim, impedir uma ótima colheita, vão algumas técnicas:

  1. Conheça o cônjuge. Se necessário, invista na oxigenação da relação, corrija a acidez, adube; mas, cuidado com exageros [eu, por exemplo, já consegui matar um cacto de tanto aguar].
  2. Depois dessa etapa, cultive; lance boas sementes. Sempre de olho na estação correta!
  3. Reserve sempre parte das sementes para o próximo plantio.

É bom lembrar que, embora haja intempéries – chuvas torrenciais, tristezas, enfermidades, crises… – tudo isso será superado pela promessa de que haverá colheita.

Paulo disse aos gálatas: …vocês sempre colherão aquilo que semear (Gl 6.7). Assim, o que você quer colher na próxima estação? Comece a preparar o solo hoje!

Por: João Avelino dos Santos Junior é casado com Mirieli Santiago dos Santos e pai do Pedro Henrique e do Miguel, serve na segunda Igreja Adventista da Promessa em Jales.