Cuida da tua vida!

Com informações e novidades na palma da mão, muitas vezes ignoramos atitudes e cuidados descritos na Bíblia, o livro mais lido e antigo, em cujas páginas encontramos práticas tão atuais e antigas quanto o existir. O autocuidado é uma dessas práticas, e tem tanta importância que Deus fez uso de suas ações (Gên 2: 2,3) e deixou como diretriz à humanidade em tempos tão distintos.

Em I Tim 4:16, Paulo prescreve o autocuidado a Timóteo, orientando-o a ter “cuidado de si mesmo…”. Antes disso o próprio Jesus cuidava do outro e também de si. No dicionário temos a definição de autocuidado como “um conjunto de ações ou procedimentos destinado à manutenção da vida, da saúde e do bem-estar”; e a base é a prevenção.

A prevenção, prever a ação ou ação de prever, está presente no nosso dia a dia e é indispensável para manter a saúde e ter qualidade de vida no presente e no futuro, na longevidade. A prevenção pode evitar ou retardar o aparecimento de certas doenças e levar outras à cura, quando descobertas a tempo ou rastreadas precocemente.

Uma dessas doenças é o câncer. Quem já ouviu essa palavra compondo um diagnóstico seu ou de um ente sabe quão assustadora ela pode ser. O câncer ocorre por mutações celulares ou alterações da estrutura genética (DNA) das células.  As causas podem ser as mais variadas possíveis e isso dificulta a prevenção, tornando mais importante o rastreio, pois, com o diagnóstico na fase inicial, os índices de cura podem ser superiores a 99%. Pelos dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, é a segunda causa de mortes, com estimativa de mais de 600 mil novos casos em 2020 e mais de 100 tipos já descritos.

Por conta disso, diversos órgãos e instituições criam datas e campanhas para conscientizar a população sobre a doença, com intuito de chamar atenção e informar sobre a importância da realização de exames com regularidade e adoção de hábitos de vida saudáveis.

No aspecto da conscientização, nós mulheres, influenciadoras que somos, temos um papel fundamental, embora a responsabilidade seja de todos! Cada um pode ajudar, seja mudando hábitos próprios, incentivando mudança de estilo de vida da família ou influenciando positivamente as pessoas ao nosso redor e, assim, contribuir para a redução de danos de uma doença tão prevalente, tão agressiva, tão letal mas com altas chances de cura se descoberta em seu estágio inicial!

Deus, em sua infinita bondade, nos deu a vida. Cuidar dela e preservá-la é o mínimo que podemos fazer como forma de agradecer por esse maravilhoso presente!

 

Por: Vasti Zambuzzi, enfermeira, serva de Jesus na IAP Vila Camargo – Curitiba, esposa do  Jairo e mãe do Lucca.

 

 

Referências:

https://guiame.com.br/colunistas/genilson-soares/autocuidado-cuide-de-voce-mesmo.html

https://saude.abril.com.br/medicina/voce-e-responsavel-direto-pelo-seu-bem-estar/

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf