
“Podemos nos alegrar, igualmente, quando nos encontrarmos diante de problemas e lutas, pois sabemos que tudo isto é bom para nós – ajuda-nos a aprender a ser pacientes. E a paciência desenvolve em nós a força de caráter, e nos ajuda a confiar mais em Deus cada vez que a utilizamos, até que finalmente a nossa esperança e a nossa fé fiquem fortes e sólidas. Então, quando isso acontecer, poderemos sempre erguer a cabeça, seja lá o que for que aconteça, e saber que tudo vai bem, pois conheceremos quanto Deus nos ama; sentiremos também este seu amor afetuoso em todo o nosso ser, pois Deus nos deu o Espírito Santo para encher nossos corações com o seu amor.” Romanos 5:3-5 (Bíblia Viva). “Por isso, Senhor, Tu és a minha única esperança!” Salmo 39:7.
Nos últimos anos, DEUS tem insistido em nos ensinar sobre como nos relacionarmos com ELE com mais qualidade, através de uma disciplina espiritual, cultivando o hábito de nos aproximarmos e termos intimidade com nosso PAI. Um dos salmistas nos chama: “Cantem com alegria louvores a Deus, o Deus de Israel, pois Ele é quem nos dá força!” Salmo 81:1.
Quando nos relacionamos com alguém, o conhecemos melhor – cada vez melhor! Com DEUS, não é diferente! Quando nos relacionamos com ELE, descobrimos quem ELE é, de verdade; percebemos que está muito mais perto do que Aquele DEUS apenas das pregações, apenas do povo de Israel e das histórias bíblicas. E como é bom, como faz bem, nos relacionarmos com quem nos faz fortes!
Mas, de repente, recebemos o telefonema que jamais gostaríamos; recebemos uma visita inesperada com a notícia mais indesejada… De repente, nos vemos cercadas por tragédias, por perdas, por decepções, por situações que nos tiram do chão e nos jogam violentamente de volta nele… os pensamentos demoram a se organizar, os sentimentos se misturam em um turbilhão, a dor na alma ameaça nos consumir, e, quando a tempestade começa e nos carregar, vemos o arco-íris com a promessa de que tudo vai passar!
No momento mais difícil, Aquele que nos dá força envia Seu Espírito Santo para sussurrar em nossos ouvidos que o PAI com quem nos relacionamos, em Quem confiamos, onde colocamos nossa fé, continua conosco! Seja na tempestade, seja no deserto! Atravessando o mar que ELE faz se abrir a nossa frente, ou o rio, ou andando sobre as águas! Se necessário, ELE tirará água da rocha para nos saciar, e enviará o maná, o pão do céu, para nos sustentar!
E continua falando: “Quem sabe dos meus planos sobre vocês sou Eu mesmo! São planos de bem; não são planos de sofrimento.” Jeremias 29:11
O próprio DEUS nos ajuda a trazer à memória o que nos dá esperança: Seus grandes feitos em nossas vidas e Suas promessas, que jamais falharão! “Eu quero lembrar aquilo que pode me dar um pouco de esperança na vida. O grande amor de Deus nunca termina. A única razão por que não fomos completamente destruídos é a misericórdia do Senhor. A fidelidade de Deus é grande; o seu amor cuidadoso é sempre novo, a cada dia que passa. O que eu realmente quero na vida é o Senhor; viver junto com Ele. Por isso vou colocar toda a minha esperança nEle. O Senhor é bom para os que confiam nEle, para quem O procura de coração. Vale muito esperar com paciência a salvação que o Senhor dá.” Lamentações 3:21-26.
Não é fácil passar por isso! Mas o nosso Amoroso PAI cuida de nós e nos sara para que possamos cuidar daqueles que enfrentarem situações semelhantes! “Que Deus maravilhoso nós temos! Ele é o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, a fonte de toda a misericórdia, e aquele que tão maravilhosamente nos conforta e fortalece nas dificuldades e provações! E por que Ele faz isso? Para que, quando os outros estiverem aflitos, necessitados da nossa compaixão e do nosso estimulo, possamos transmitir-lhes essa mesma ajuda e esse mesmo consolo que Deus nos deu. Podem estar seguros de que, quanto mais suportarmos sofrimento por causa de Cristo, mais Ele derramará sobre nós o seu consolo e o seu incentivo.” 2 Coríntios 1:3-5
Os sofrimentos são consequência do pecado que herdamos desde o princípio do mundo – não são os planos do PAI para nós! Seus planos para nós são de Paz – que ultrapassa qualquer entendimento humano; de Felicidade – qualquer que seja a circunstância, só somos felizes com Jesus: “a alegria do SENHOR é a nossa Força!”; e de Esperança – dada por ELE mesmo, que promete enxugar de nossos olhos toda lágrima e consolar os que choram, quando todos nos reencontrarmos para estarmos diante DELE eternamente!
Fica firme! O Espírito Santo continua conosco nos consolando e nos dando equilíbrio para aguardar o Grande Dia que já está chegando! Que Ele abrace você sempre que precisar! “Que Deus, que nos dá essa esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo!” Romanos 15:13
Maisa das Neves Gomes
Líder Ministério de Mulheres da Convenção Litoral e Leste Paulista
Servidora pública federal
Formação: Matemática e Teologia (CETAP)