
Imitando a humildade de Cristo
Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros. Então peço que me deem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos.” Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte—morte de cruz. Filipenses 2:1-8
Muitas pessoas anseiam em ser ‘consagradas’, outras resistem o quanto podem… mas o fato é que não precisamos, nem temos que perseguir títulos, cargos… o que realmente devemos fazer é dedicar a nossa vida a servir a DEUS e ao nosso irmão do modo que o PAI espera de Seus filhos amados e por ELE guiados. É mandamento DELE amarmos nosso irmão como amamos a nós mesmos! Isso significa zelarmos pelo bem estar do outro assim como zelamos por nosso bem estar – em todas as áreas! Indiferença não combina com ser cristão…
Quando o diaconato foi instituído, na igreja primitiva, os ‘diáconos’ já existiam dentro da Igreja, só não tinham o ‘título’ e a consagração pela imposição das mãos. Da mesma forma, hoje, existem muitas pessoas que se dedicam a servir ao próximo, tem as mesmas qualificações imprescindíveis aos diáconos, ainda não foram ‘consagradas com a imposição das mãos’, mas tem uma vida consagrada a estar diante do PAI, fazendo a Sua vontade, em obediência aos Seus ensinos.
“O mesmo vale para os que querem servir em outras funções na igreja: cristãos sérios, sem falsidade e não muito chegados em vinho. E que não estejam no ministério pensando em ganho pessoal. Devem ter respeito pelo mistério da fé, não usando a posição em proveito próprio. Eles devem ser testados. Se mostrarem que são capazes, que assumam sua função. Nenhuma exceção deve ser feita às mulheres. Para elas, as mesmas qualificações: sérias e confiáveis; não devem ser faladeiras nem muito chegadas em vinho. Quem serve na igreja deve ter compromisso com o cônjuge, ser atencioso com os filhos e cuidadoso nos negócios. Os que cumprem devidamente o papel de servo serão respeitados, um crédito verdadeiro para a fé em Jesus.” I Timóteo 3:8-13
O que DEUS quer e espera de nós é que sigamos o exemplo do nosso irmão mais velho que, ELE sim, podendo ser igual ao PAI, igual a DEUS, preferiu nos ensinar a servir, a termos humildade e saber que, se temos algo mais que o outro – sejam bens, conhecimentos, ou qualquer outra coisa – não é porque somos mais ou melhores, mas porque DEUS deseja que sirvamos mais!
E a todos que já são, oficialmente, parte do diaconato, não se pode acomodar ou pensar que se alcançou um nível a mais que os outros, mas deve-se continuar com a dedicação que levou você à consagração, com o coração ardendo por poder servir, por fazer parte dos planos divinos e ser instrumento usado por DEUS para abençoar muitas vidas!
Que não nos esqueçamos o que se espera de verdadeiros diáconos e diaconisas: ‘pessoas de confiança, cheias do Espírito Santo e de sabedoria”, conforme Atos 6:1-6.
Consagremo-nos a continuar servindo ao PAI e aos nossos irmãos, e o PAI continuará abençoando o trabalho das nossas mãos!
Por: Maisa Neves, congrega na igreja de Juquiá, segunda diretora da Resofap Litoral.